Estantes, prateleiras, caixas e gavetas

Ou Alimentando o vício de fazer listas.

Arthur Lemos Coutinho
4 min readApr 30, 2021

O presente texto tem o objetivo de organizar o que já publiquei em seções. É uma forma de escolher o que ler no perfil com base em temáticas. Em cada tópico, os textos estão listados dos mais recentes para os mais antigos. Por isso, este é um texto dinâmico; atualizado com o link do texto sempre que houver uma nova publicação. É só clicar no título sublinhado se quiser ler algo.

Com certeza já tive vontade de alterar e atualizar algumas passagens que escrevi, alguns trechos tenho até gravado na memória, mas eles também me representam e me fazem lembrar da importância de deixar o texto descansar mais um dia. Muitos “erros” talvez teriam sido evitados após uma leitura mais atenta.

Evidentemente, livros que estão na mesma prateleira da estante são diferentes entre si; objetos guardados em caixas e gavetas também. Então essa proposta de listar os textos em seções pode confundir, o que significa que algo de uma seção pode se entrecruzar com outra(s). Mas a intenção é organizar mental e didaticamente alguns escritos, não precisa levar tão a sério.

Essa é uma tentativa de fazer você, leitor ou leitora, escolher algum texto com base no tema do seu interesse. A maioria das últimas publicações foram falando sobre casamento (culpa da Ingrid que é uma pessoa maravilhosa e me inspira a escrever), mas eu juro que também sou capaz de escrever sobre outras coisas tão lindas e importantes quanto ela. Uma editora de livros ou produtores da Netflix poderão se surpreender.

Cabe adiantar aqui que a maioria dos textos foram escritos na primeira pessoa do singular. Entre outras coisas, na seção Cotidiano, escrevo sobre acontecimentos corriqueiros que me geraram alguma reflexão, na seção Esportes, escrevo, em resumo, sobre sofrer pelo Botafogo e na seção Poesias as rimas são raras.

Eu sou Arthur, marido da Ingrid, filho da Luzia e Antônio, irmão da Fernanda, do Alex e Lucas, cunhado do Flávio, do Arthur e da Sara, genro da Ruth e Vanderly, Silvio e Eliana e tio da Aline e Manuela. As listas abaixo contêm um pouco de situações que já vivi com alguns deles ou o que pensei e vivi sozinho.

Questão Racial

Cotidiano

Política

Esportes

Sobre Livros, Filmes e Séries

Contos/Ficção

Poesias

Diário Familiar

--

--

Arthur Lemos Coutinho

Acredita que Futebol, Política e Religião se discute. Tenta fazer isso de forma respeitosa. Doutorando-se | E-mail: arthurlemoscoutinho@gmail.com